O governo brasileiro acredita que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não coloca em risco o diálogo aberto recentemente com a Casa Branca e nem o anúncio, feito nesta quinta-feira (20), de exclusão de produtos brasileiros do tarifaço aplicado por Donald Trump.

Fontes diplomáticas ouvidas pela CNN Brasil enfatizam que a situação jurídica de Bolsonaro não tem sido mais mencionada nas conversas bilaterais. E avaliam que as tratativas comerciais foram segregadas de qualquer discussão envolvendo questões políticas.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, teria ignorado o tema em seus encontros recentes e ligações telefônicas com o ministro das Relações Exteriores, Marco Rubio.

Na Malásia, quando se encontraram às margens da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citaram o assunto apenas superficialmente.

No início do encontro, quando ainda estava diante da imprensa, Trump fez um único comentário sobre Bolsonaro: “Sempre gostei dele, me sinto mal. Ele está passando por momentos ruins”.

Depois, ao longo da conversa e já sem a presença de repórteres, Lula disse ao americano que o julgamento de Bolsonaro havia seguido o processo legal e que a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes era injusta.

Embora ressaltem o papel da diplomacia na aproximação entre Lula e Trump, funcionários do governo brasileiro reconhecem que fatores domésticos, como a inflação americana em itens como carne bovina e café, ajudaram na suspensão das sobretaxas aplicadas a produtos brasileiros.

As mesmas fontes lembram que, mesmo incipientes, há negociações comerciais em curso e uma pauta já foi formalmente apresentada pelo governo brasileiro aos americanos.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PCPR faz descarte de 400 engradados de cervejas falsificadas

Eli Lilly surpreende com resultados em meio à queda de Novo Nordisk

Santos x São Paulo: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Jonas Sulzbach, do BBB 26, é acusado de homofobia após discussão no reality

Aliado de Maduro é preso em operação conjunta de EUA e Venezuela, diz fonte

MP Militar diz que Garnier aderiu a plano de golpe e pede perda de patente | Blogs | CNN Brasil

Saúde reforça importância de hábitos saudáveis para prevenção do câncer

EUA afirmam ter pago à Venezuela os US$ 500 milhões da venda de petróleo

Olimpíada de Inverno 2026: horário e onde assistir à Cerimônia de Abertura

Justiça Federal anula atos de operação que investiga Deolane Bezerra