Anúncio
Alunos e professores da rede estadual de Guarapuava vão representar o Paraná na COP30

Uma delegação de 15 integrantes, entre professores e estudantes da Educação Básica de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, embarca nesta segunda-feira (10) para Belém, no Pará. O grupo vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, evento que reúne chefes de estado e autoridades científicas do mundo todo.

A comitiva guarapuavana é formada, em sua maioria, por representantes da rede estadual de educação. Ao todo, são quatro professores e nove estudantes dos colégios estaduais Cristo Rei, Dom Pedro I, Francisco Carneiro Martins, Padre Chagas e Pedro Carli, além de um docente e uma aluna da rede privada.

A delegação foi convidada a participar da COP30 devido à atuação de destaque no programa Pacto Global de Jovens pelo Clima, iniciativa desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Fundação Araucária, que estarão representadas na viagem por pesquisadores e articuladores institucionais.

“Essa oportunidade representa um marco na formação dos nossos jovens e educadores, que vivenciarão de perto discussões globais sobre sustentabilidade e meio ambiente. Sem dúvida, a educação pública do Paraná tem muito a contribuir em um evento relevante como esse”, disse o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“Levar o nome da nossa cidade a um evento dessa importância reforça o compromisso da educação pública com a formação cidadã, o protagonismo estudantil e o engajamento dos nossos profissionais”, acrescentou o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava, Marlon Douglas Pires.

CONHECIMENTO E NOVOS CONTATOS – Durante os cinco dias de estadia em Belém, alunos e educadores terão uma programação intensa com atividades formativas, diálogos com cientistas e visitas guiadas. A delegação também participará de palestras, oficinas e rodas de conversa internacionais, além de encontros com demais participantes do Pacto Global de Jovens pelo Clima, onde apresentarão as ações desenvolvidas em Guarapuava.

“A expectativa é de vivenciar uma experiência transformadora, que certamente marcará a trajetória dos alunos e da escola. Será uma oportunidade única de ampliar o olhar sobre os desafios climáticos globais, aprender com outras iniciativas e fortalecer o compromisso dos jovens com a construção de um futuro mais sustentável”, projetou Katiane dos Santos, professora de Ciências e Biologia e coordenadora do Clube de Ciências Climatize-se, projeto de iniciação científica no Colégio Estadual Pedro Carli.

Entre os estudantes, a expectativa também é alta. Tiago Machado, de 14 anos, está empolgado para conhecer a cidade de Belém e as diferentes culturas representadas no evento. “Vamos visitar o Mercado Ver-o-Peso e outros pontos turísticos da cidade, além de conhecer pessoas de diferentes países, da América Latina, da América do Norte e da Europa, para conversar e trocar ideias culturais. Isso é muito marcante”, disse o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental.

Durante a COP30, os participantes ficarão hospedados em alojamento de um colégio local, enquanto transporte e alimentação serão custeados pelo projeto, por meio de convênio com a Prefeitura de Guarapuava e da arrecadação de valores por professores e pesquisadores parceiros.

PACTO GLOBAL DE JOVENS PELO CLIMA – O Pacto Global de Jovens pelo Clima (GYCP, na sigla em inglês para Global Youth Climate Pact), é um programa internacional criado em 2014 no contexto de preparação para a COP21, realizada na França, em 2015. A iniciativa visa contribuir com a compreensão de jovens matriculados na Educação Básica sobre a complexidade do contexto da emergência climática global, bem como estimular o protagonismo dos mesmos no enfrentamento dessa problemática.

A parceria institucional entre o GYCP e o Estado do Paraná foi oficializada em 2023, por meio da criação de um consórcio com a participação de estudantes, pesquisadores, escolas e universidades.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em exercício, Jamil Abdanur Júnior, destacou a relevância da integração entre as universidades e o Ensino Básico na execução de projetos conjuntos. “Essas ações aproximam as instituições de Ensino Superior dos jovens que representam o potencial transformador da sociedade, despertando neles o interesse pela ciência e pela busca de soluções para os desafios do nosso tempo”, afirmou.

No Colégio Estadual Pedro Carli, por exemplo, as ações do GYCP ocorrem em parceria com a Unicentro e são desenvolvidas pelo Clube de Ciências Climatize-se, que reúne 27 alunos para a criação de projetos científicos e socioambientais. O colégio faz parte do programa Paraná Integral, e muitas atividades são realizadas em componentes curriculares eletivos, como Práticas Experimentais e Estudo Orientado, em contraturno.

Entre os principais projetos, estão a implantação de composteiras, minhocários e meliponário na escola, o estudo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e o reaproveitamento de óleo de cozinha para produção de sabão ecológico. Os estudantes também desenvolvem pesquisas autorais e participam de feiras científicas com temas relacionados à emergência climática e à sustentabilidade.

De acordo com Mirian Ferreira, de 14 anos, a participação no Clube de Ciências ajuda, também, a impulsionar o rendimento em outros componentes curriculares. “No projeto, estou aprendendo a cuidar do meio ambiente e isso me ajuda na escola, em matérias como Geografia, História, Ciências e Projeto de Vida. Assim, vamos aprimorando esses conhecimentos para, até mesmo, compartilhar com nossos colegas”, contou a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, que também vai a Belém.

Conforme a coordenadora do Climatize-se, Katiane dos Santos, o convite para participar da COP30 é a prova de que professora e estudantes estão no caminho certo. “Saber que o trabalho dos nossos alunos foi reconhecido e que teremos a oportunidade de representar a escola pública do Paraná em um evento mundial é algo muito significativo. Sentimos que todo o esforço e engajamento dos estudantes realmente estão fazendo a diferença”, disse.

COP30 – A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também chamada de Conferência das Partes (COP), é o maior evento global global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima. O encontro é realizado anualmente e a presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme os organizadores, a COP30 contará com a presença de chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes da ONU, cientistas, líderes empresariais, ONGs, ativistas e outros membros da sociedade civil de mais de 190 países. A programação do evento em Belém vai de 10 a 21 de novembro.

Fonte: PARANAGOV

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cascavel amanhece com 5,6°C e segue sob influência de massa de ar polar nesta terça-feira

Motorista com CNH cassada é preso após acidente que deixou motociclista gravemente ferida em Cascavel

Em Siqueira Campos, 84 casas de nova etapa de residencial são entregues com apoio do Estado

Banco de Edir Macedo publicou nota de esclarecimento em maio; veja

Comissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões | Blogs | CNN Brasil

Enfrentando críticas, Cristiano Ronaldo busca retomada contra Uzbequistão

Operação contra CV no Morro Santa Marta provoca tiroteio na zona Sul do Rio

Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país

Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada