Anúncio
Conversa Rosa: servidoras do Estado recebem palestras sobre prevenção do câncer

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de práticas de autocuidado e promoção da saúde física e emocional. Esses foram o foco do evento “Conversa Rosa: Prevenção é Vida”, promovido pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap) para servidoras de órgãos estaduais. O encontro foi uma ação do Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro, e lotou o Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

As convidadas da roda de conversa foram a médica Karina Furlan Anselmi, mastologista e doutora em biotecnologia; Fabiana Oliveira Canda, psicóloga, psicopedagoga e neuropsicóloga; Eloisa Amanda Geisler, ginecologista e obstetra; e Manuela Abreu Ceccato, educadora física e paciente remissiva de câncer de mama. A abertura contou com uma apresentação musical do violinista Cácio Araújo, integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná.

O secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, disse que a iniciativa está alinhada à missão da pasta de cuidar dos servidores ao longo de toda a vida funcional. “A Conversa Rosa foi promovida pela Seap porque aqui cuidamos dos servidores, desde o ingresso na carreira, passando pela saúde durante a trajetória profissional, até a aposentadoria”, disse ele. “Hoje, o momento é de reflexão e conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero, que têm mais chance de cura se descobertos no começo”, afirmou.

A mastologista Karina Furlan Anselmi reforçou a gravidade da doença e a necessidade de informação sobre o câncer de mama. “É a doença que mais mata mulheres no Brasil”, disse ela. Karina explicou que só neste ano, a estimativa é de quase 75 mil novos casos no País. “Muitas vezes, o diagnóstico é tardio, e parte disso vem do medo e da desinformação. É fundamental que as mulheres façam os exames regularmente, inclusive as mais jovens, já que muitos casos têm ocorrido antes dos 50 anos”, alertou.

O impacto emocional da doença e a importância do acolhimento durante o tratamento foram ressaltados pela psicóloga Fabiana Canda. “Antes de ser paciente, ela é uma mulher. Enfrenta medo, incertezas e, muitas vezes, receio do olhar do outro”, disse. “Mais do que pena, as mulheres neste momento precisam de empatia, força e uma rede de apoio. Cuidar do corpo e da mente é essencial, assim como cultivar momentos de escuta e autoconhecimento”, disse.

A educadora física Manuela Abreu Ceccato, paciente em remissão, compartilhou sua experiência pessoal com leveza e bom humor. “Sempre fui muito ativa, tinha 32 turmas como educadora física. Mas quando a gente não para, ou decide que não vai parar, às vezes o corpo para a gente”, contou Manuela.

Ela ressaltou o apoio constante das amigas. “Foram meu melhor remédio e me fizeram sentir muito bem, porque tinha amor, música e alegria ao meu redor. E eu deixo um recado: confie na equipe médica. Cada câncer é um câncer. O Google e o ‘amigo que já teve a doença’ não substituem o profissional”, afirmou.

MATRIZ – Ao abordar a importância dos exames preventivos e do cuidado contínuo com a saúde feminina, a ginecologista Eloisa Geisler afirmou que “uma sociedade que cuida da sua matriz — a mulher — tem um porto seguro”. Ela ressaltou que o preventivo de colo do útero deve começar por volta dos 24 anos e pode ser feito a cada cinco anos. É um exame simples, acessível e que salva vidas”, explicou.

HOMENAGEM – A roda de conversa foi encerrada com uma homenagem às mulheres presentes, que receberam rosas como símbolo de carinho e esperança. Participaram do evento servidoras das secretarias da Administração e da Previdência; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; e da Segurança Pública, além da Controladoria-Geral do Estado.

A chefe do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor da Seap,  Andressa Sera Todeschini, lembrou que “Conversa Rosa” é parte de um conjunto de ações voltadas à saúde dos servidores do Estado e revela o compromisso do Governo do Paraná com o bem-estar e a qualidade de vida no serviço público.

Ela destacou a presença das servidoras. “É uma alegria ver esse auditório cheio. Que esse rosa que nos envolve vá além da cor e traga conscientização, amor e saúde”, declarou.

Fonte: Portal 24H

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião de pequeno porte parece ter atingido prédio mais alto de Pequim

Três carros batem no viaduto da Avenida Rocha Pombo em Cascavel

Secretaria da Educação promove seminário de formação para o Enem 2026

Polícia prende “Zóio”, líder de quadrilha de extorsão no Aeroporto de SP

Mulher é atropelada no bairro São Cristóvão

Dólar recua enquanto mercado observa alta de juros americanos

Jogador confirma morte de esposa após terremoto na Venezuela

Ex-presidente do BRB divide cela com Anderson Torres e Silvinei Vasques | Blogs | CNN Brasil

Choque apreende contrabando em ônibus na BR-277

Paraná leva experiência em eficiência e segurança jurídica ao Movimento Agroportos