A embaixadora global de NFL Flag no Brasil, Gabriela Bankhardt, conversou com a CNN Brasil nas vésperas do Super Bowl LX sobre o crescimento do esporte no país e a expectativa da participação da seleção brasileira feminina de flag nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles.
Para Gabi, que é jogadora do time catarinense Desterro Atlantis, é uma honra ser a cara do esporte no Brasil sendo mulher. “É uma grande responsabilidade. Começamos a pensar no impacto que geramos no público mais jovem: o que você diz, fala, consome. Tudo isso foi muito novo, mas foi muito divertido também”, disse.
Ela explicou que a modalidade é extremamente feminina, inclusive com os embaixadores globais sendo mulheres em grande maioria. Por exemplo, a seleção brasileira feminina foi criada em 2012, enquanto a masculina apenas em 2021.
Já estamos há um tempo nessa trajetória, buscando visibilidade. Com a vinda da NFL para o Brasil, fica muito claro o quanto o brasileiro gosta do esporte. É um privilégio fazer parte desse momento, conheço atletas que começaram em 2012 que dariam tudo para estar nesse boom do flag.
Em 2026, o Brasil sediará o terceiro jogo de temporada regular da NFL no país, desta vez no Rio de Janeiro, após duas partidas seguidas em São Paulo, in 2024 e 2025.
Sobre as Olimpíadas de 2028, a atleta afirma que é um desafio, já que são poucas vagas. Mas várias mudanças estão sendo feitas para que o Brasil chegue na estreia do flag no maior campeonato esportivo do mundo.
“Não será nada facil, mas a seleção fez mudanças muito grandes, contratou um coach mexicano e um coach que é ex-jogador da NFL… temos uma comissão técnica muito grande”.
Por fim, Gabi afirma que, por enquanto, a prioridade é o Campeonato Mundial este ano em Dusseldorf, na Alemanha – um grande passo para uma vaga nas Olimpíadas. “Nosso objetivo agora é o mundial de 2026, mas a dificuldade é grande, são 16 dos melhores times do mundo competindo e estamos nesse caminho”.
Super Bowl LX
Após 11 anos, New England Patriots e Seattle Seahawks se reencontram na grande final da NFL. As duas equipes, campeãs das respectivas conferências Americana (AFC) e Nacional (NFC), irão disputar o Super Bowl LX no dia 8 de fevereiro, às 20h30 (horário de Brasília).
A partida será realizada no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, estádio dos San Francisco 49ers.
Este será o segundo encontro entre as duas equipes no Super Bowl, depois de disputarem a edição XLIX, quando o Patriots saíram vitoriosos por 28 a 24 com o polêmico passe de Russell Wilson na linha de uma jarda, que resultou na interceptação de Malcolm Butler e sacramentou a vitória do time de New England.
Neste ano, os Patriots garantiram a vaga ao vencer o Denver Broncos por 10 a 7, na decisão da AFC, e retornam ao Super Bowl pela primeira vez desde 2019.
Já os Seahawks venceram o Los Angeles Rams por 31 a 27 na final da NFC, no Lumen Field, e conquistaram o título da conferência Nacional, garantindo presença na decisão.
Na temporada regular, as equipes tiveram uma campanha de destaque e com os mesmos números: 14 vitórias e apenas três derrotas.