Anúncio
Estado promove ação de empregabilidade para migrantes e refugiados nesta terça

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), promove nesta terça-feira (23) o Balcão de Oportunidades – edição de junho. A ação, organizada pela Agência do Migrante, é voltada a migrantes, refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes no Paraná que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O evento acontece das 9h às 14h, na Rua Marechal Deodoro, 806, no Centro de Curitiba. Os interessados devem levar documentos pessoais e currículo. As oportunidades disponíveis abrangem os setores do comércio, serviços, indústria, construção civil, logística, alimentação e atendimento ao público, contemplando diferentes níveis de experiência e escolaridade.

Além do encaminhamento para vagas de emprego e qualificação profissional, o público terá acesso a informações sobre empreendedorismo, oportunidades de estágio e programas de jovem aprendiz.

Haverá também orientações sobre documentação e regularização migratória, atendimentos voltados à saúde e bem-estar, educação e cursos de idiomas, serviços socioassistenciais e de proteção social, bem como orientação jurídica.

De acordo com o diretor-geral da Seju, Nivaldo Ramos, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a inclusão produtiva. “O Balcão de Oportunidades é um compromisso do Paraná com a dignidade e a autonomia de migrantes e refugiados. Ao conectar essas pessoas a vagas reais de emprego e cursos profissionalizantes, estamos promovendo inclusão produtiva e fortalecendo nossa economia. Ações como essa mostram que justiça social se faz com oportunidades concretas”, afirmou.

O superintendente-geral de Governança Migratória, Gil Souza, destacou que o balcão vai além da geração de emprego. “É uma resposta para a geração de renda e melhoria na condição familiar, tornando as pessoas cada vez mais independentes”, disse.

A ação conta com a parceria da OIM – Agência da ONU para as Migrações, da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), da Prefeitura de Curitiba e do Sine Móvel.

AGÊNCIA DO MIGRANTE – Inaugurada pelo Governo do Estado em novembro de 2025, a Agência do Migrante é a primeira estrutura pública do Brasil concebida no formato de balcão único de serviços para migrantes, refugiados, apátridas e retornados. Vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e à Superintendência-Geral de Governança Migratória, a agência representa um marco no atendimento humanizado e integrado a essa população no Paraná.

Fonte: PARANAGOV

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Paraná em Ação atende a população de Maringá a partir desta quinta-feira

STJ Notícias traz decisão que admitiu qualificadora de violência de gênero em relação homoafetiva feminina

Mercado espera ata do Copom para esclarecer ruídos após corte da Selic

PT vê burla da PGR a “juiz natural”; entorno de Flávio comemora | Blogs | CNN Brasil

Incêndio em galpões na Lapa provoca coluna de fumaça em SP

Objetivos estratégicos da UFPR para os próximos cinco anos foram temas de debates no Anfi 400

Estado subsidia unidades em novo residencial com 240 apartamentos em Londrina

Comissão aprova diretrizes de sustentabilidade para unidades de saúde públicas

Argélia vira no fim, elimina a Jordânia e segue viva na Copa do Mundo