Anúncio
Acordo será firmado em Nova York e reforça o compromisso do Estado com inovação, sustentabilidade e modernização da gestão pública

A Secretaria das Cidades (SECID) representará o Governo do Paraná na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na próxima quinta-feira (30), para a assinatura de uma Carta de Parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O objetivo é fortalecer a cooperação internacional voltada à melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas.

A parceria servirá como base para a criação do Observatório de Cidades Inteligentes do Paraná, uma iniciativa da SECID em conjunto com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que conta ainda com a participação das universidades estaduais do Paraná.

O projeto busca fortalecer a gestão pública municipal com o uso de dados, tecnologia e inovação, oferecendo ferramentas e indicadores que ajudem prefeitos, gestores e técnicos no planejamento urbano sustentável.

“A parceria com o ONU-Habitat representa um avanço significativo para o Paraná. Estamos fortalecendo uma agenda que une inovação, planejamento e sustentabilidade para transformar as cidades e melhorar a vida das pessoas”, destacou o secretário Guto Silva, que assinará a carta em nome do governo estadual.

A proposta do observatório é transformar informações em inteligência pública, orientando decisões em áreas como mobilidade urbana, meio ambiente, habitação, infraestrutura e inclusão social.

🌍 Cooperação internacional e experiências anteriores

O Paraná já mantém colaboração com o ONU-Habitat por meio do programa Conexões Urbanas, desenvolvido em Foz do Iguaçu, Barracão e Bom Jesus do Sul, municípios da região de fronteira. O projeto busca fortalecer governos locais através do planejamento participativo, capacitação técnica e regeneração de espaços públicos.

💻 Compromisso com a inovação

Antes da cerimônia na ONU, o secretário Guto Silva representará o Estado no Google Public Sector Summit, em Washington (EUA), entre os dias 27 e 29 de outubro. O fórum reúne lideranças governamentais e especialistas em tecnologia da informação para discutir inovação, inteligência artificial e modernização do setor público.

Durante o evento, Guto Silva participará de uma reunião na sede do Google Cloud, onde serão alinhadas frentes de cooperação nas áreas de transformação digital e gestão inteligente de cidades.

“Vamos explorar soluções tecnológicas que possam ser adaptadas ao contexto paranaense, como o uso da Inteligência Artificial em gestão de trânsito, serviços urbanos, segurança e atendimento ao cidadão”, afirmou o secretário.

Além de buscar parcerias e investimentos para projetos de infraestrutura, mobilidade, habitação e serviços básicos com tecnologia de ponta, o representante paranaense também apresentará casos de sucesso do Paraná, consolidando o Estado como referência em inovação pública e sustentabilidade urbana.

📍 Fonte: Portal Lindoeste, com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN)

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Ana Beatriz: dois réus são absolvidos e MPSC irá recorrer de decisão

Argélia x Áustria: horário e onde assistir à Copa do Mundo

Mendonça estuda abrir procedimento para apurar denúncia de “Careca do INSS” | Blogs | CNN Brasil

Motociclista de 39 anos morre após grave acidente com caminhonete em estrada rural de Assis Chateaubriand

Elon Musk, o Estado é Ele | Colunas | CNN Brasil

Jogo do Brasil: Centrais de Relacionamento da Sanepar terão horário especial na segunda

Tenente do Corpo de Bombeiros fala sobre acidente em que motorista fugiu após atingir motocicleta em Cascavel

Casal sofre fraturas nas pernas após carro atingir motocicleta e fugir em Cascavel

Estado oficializa criação de novos batalhões da PMPR e do Corpo de Bombeiros

Brasileira de 44 anos é uma das mortas em forte terremoto na Venezuela