Publicidade
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Aliança II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por envolvimento com contrabando, descaminho e lavagem de capitais na região de fronteira do Paraná.
A ação é resultado do aprofundamento das investigações iniciadas na primeira fase da operação, realizada no começo deste ano, quando cinco policiais militares foram presos suspeitos de participação em um esquema criminoso ligado ao contrabando no noroeste paranaense.
Nesta nova etapa, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva, além de medidas de bloqueio e sequestro de bens dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Guaíra.
Segundo a investigação, o grupo seria responsável pela entrada irregular de mercadorias no Brasil por meio da fronteira, utilizando uma estrutura organizada que envolveria freteiros, motoristas e, em tese, a facilitação por parte de agentes públicos.
As diligências ocorreram em municípios dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Durante a operação, foram registrados dois flagrantes relacionados aos crimes de contrabando, descaminho e posse ilegal de arma de fogo, nas cidades de Umuarama (PR) e São Paulo (SP).
Além da coleta de provas, a operação também busca identificar e recuperar patrimônios adquiridos com recursos provenientes das atividades criminosas. De acordo com a Polícia Federal, o objetivo é promover o bloqueio de bens e valores para ressarcimento dos danos causados e eventual reversão dos recursos aos cofres públicos.
A operação contou com o apoio da Receita Federal do Brasil e da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná.
As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e dimensionar a extensão da atuação da organização criminosa.
Publicidade
Fonte: PARANAGOV
