Publicidade
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu um novo aporte de R$ 5 milhões do Fundo Paraná, fortalecendo uma trajetória de investimentos que já ultrapassa R$ 143 milhões destinados à instituição entre os anos de 2020 e 2026. O anúncio foi feito na última quinta-feira (18), durante o lançamento do Paraná Faz Ciência 2026, evento que será sediado pela universidade neste ano.
A liberação dos recursos foi oficializada durante agenda do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, que esteve acompanhado pelo reitor da Unioeste, Alexandre Webber. A comitiva percorreu os campi de Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, acompanhando a entrega de obras, equipamentos e melhorias viabilizadas pelo Governo do Estado. O deputado estadual Gugu Bueno também participou do ato.
Os novos recursos serão aplicados na ampliação e modernização da infraestrutura universitária, fortalecendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Nos últimos seis anos, os investimentos possibilitaram a construção de novos espaços acadêmicos, laboratórios, estruturas esportivas e diversas melhorias que beneficiam diretamente estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade regional.
Segundo o secretário Aldo Bona, o volume de investimentos reflete o momento positivo vivido pela instituição. Ele destaca que a melhoria da infraestrutura é essencial para garantir melhores condições de trabalho e aprendizado, favorecendo o desenvolvimento acadêmico.
O deputado Gugu Bueno também ressaltou o impacto dos investimentos para o crescimento regional, afirmando que o fortalecimento da universidade contribui diretamente para o desenvolvimento do Oeste, Sudoeste e de todo o Paraná.
Já o reitor Alexandre Webber enfatizou que os recursos vêm sendo aplicados em diferentes unidades da universidade, promovendo avanços estruturais e qualificando os serviços prestados à sociedade. Ele destaca que esse processo amplia a capacidade de atendimento da instituição e fortalece sua relação com a comunidade.
Investimentos em mobilidade
Durante a agenda, o reitor também destacou a renovação da frota institucional como um dos avanços proporcionados pelos investimentos recentes. A universidade conta atualmente com veículos distribuídos entre os campi, a Reitoria e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
Os veículos são utilizados diariamente em atividades administrativas, projetos de ensino, pesquisa e extensão, além do transporte de estudantes, professores e pesquisadores, contribuindo para maior eficiência nas operações e no atendimento à comunidade acadêmica.
Publicidade
Fonte: PARANAGOV
